top of page

BLOG

  • Foto do escritorJuliana Vital

Como C-Level deve priorizar seu tempo?


Photo by rawpixel on Unsplash

Recentemente foi divulgada uma pesquisa da Gartner sobre a priorização de tempo dos CEO's e C-Level.

Photo by Gartner

Rapidamente para mim ainda tem algumas divergências do que acho que é prioridade para C-Level, por experiência própria e por ter tido a oportunidade de ao longo da minha carreira até chegar aqui no C-Level, pude conviver com vários inspiradores e inspiradoras ocupando C-Level e que também tiveram muito êxito nas suas trajetórias , claro aprendi bastante com eles para chegar aqui e também venho aplicando essa ideia de prioridades, o que realmente importa e o que importa mas não deve ser você que vai se dedicar mais para isso dentro da organização.


Priorizando :

  • Growth :participando ativamente da decisão de estratégia sobre Growth , auxiliando os times e engajando seus pares nesse projeto, o crescimento da empresa é uma das principais missões do C-Level , envolve diversas áreas, MKT, Sales, Produto, Desenvolvimento, todas essas áreas acabam contribuindo para as ações de Growth, desde de uma campanha de performance até um desenvolvimento de uma feature ou novo produto que gera uma nova linha de receita para empresa .

  • Customer Experience: esse assunto é prioridade na agenda do C-Level, as estratégias devem sempre partir com o cliente no centro do objetivo, obviamente o sucesso da experiência do cliente vai impulsionar o crescimento de receita da empresa, mitigar risco de crises com a marca e ajudar a tornar essa marca mais querida e com maior poder de viralização positiva para o seu target. Logo dá pra perceber o tamanho do impacto desse tema no resultado como um todo , certo? Então não dá para brincar com isso , é prioridade na agenda.

  • Desenvolvimento de líderes: É preciso dedicar parte do tempo para formar novos líderes, sucessores, identificar potenciais no time e mentorar de perto essas pessoas, transmitindo conhecimento e experiência para elas, preparando as para em breve poderem suceder você.

  • Cultura e Desenvolvimento de talentos : Cultura é algo que precisa ser realmente alimentado e dado como exemplo pelo C-Level, transmitir para o time isso é essencial, encontrar maneiras de renovar isso na mente de todos é muito importante. Ao lado disso e quase como parte da cultura entender o desenvolvimento dos times e ajudar os líderes a desenvolverem melhor os seus liderados é extremamente importante, retenção de talentos hoje é algo prioritário na agenda, se você tem alguém bom no time precisa suportar seus lideres para reter e desenvolver esse talento.

  • Inovação e desenvolvimento de produto: Esse tópico é completamente ligado a tecnologia, procurar inovações e melhorias de produto que vão te dar diferenciação de mercado e alavancar o crescimento é parte da agenda, participar desse processo junto com os líderes de áreas.

  • Relacionamento com o mercado e investidores: na figura de C-level obviamente essa relação é de extrema importância e tem muito peso quando é feita com empenho por esse time, são negociações estratégicas de alto nível que exigem bagagem para passar por elas e sair com o melhor resultado para empresa.

O que não é prioridade:

  • Micro Management: a essa altura do jogo se você continua cometendo esse erro, porque sim é um erro, diminui e muito a chance de você obter sucesso na sua jornada de C-Level elevando os resultados da sua empresa, saiba escolher seu time, procure qualidades que são opostas

  • Mindset de autoridade suprema: existe ainda muita dificuldade de uma parcela de C-Level que ainda tem em mente que essa posição é de "autoridade" que pode forçar ações baseados em sua vontade e opinião, em tempos de Big data , data analytics e as inúmeras ferramentas e técnicas que nos geram capacidade de analisar os dados a fundo para direcionar qualquer decisão , estar ainda com o Mindset do " eu quero porque eu que mando" é pavoroso e afasta qualquer talento que você tenha em seu time.

  • Duplicação de trabalho entre o C-Level, o trabalho precisa ser complementar e não um fazer o trabalho do outro, o que as vezes acaba acontecendo em organizações onde as metas e responsabilidades de cada um não foram definidas de maneira clara, isso gera desperdício de tempo em uma agenda tão apertada como essa, vai custar caro.

Esses são os pontos básicos para mim do que priorizar e do que não priorizar , de maneira rápida e simplista é claro, pois a pauta tem assunto para páginas e mais páginas .

Juliana Vital

Comments


bottom of page